dança

O podcast Oxigênio lançou o programa “Corpo”, uma série de narrativas com histórias de pessoas e do movimento humano para discutir temas da área de educação física.

Desenvolvido desde 2015, o podcast Oxigênio é produzido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenado pela professora Simone Pallone de Figueiredo, da Unicamp.

Em “Vinho e Vinagre”, primeiro episódio do novo programa, é debatido o tema do envelhecimento a partir das histórias de uma idosa que adora dançar. A narrativa da personagem é intermediada por duas pesquisadoras que trabalham juntas com o tema do treinamento físico para a terceira idade e por um historiador da velhice que estuda as visões da década de 1930 sobre essa faixa etária.

A proposta da série é narrar, divulgar e contextualizar de modo interdisciplinar as pesquisas do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp.

Com coordenação científica do professor Bruno Rodrigues, da FEF-Unicamp, e supervisão da jornalista Marina Gomes, o programa Corpo faz parte do projeto “Histórias para pensar o corpo na ciência”, financiado pela FAPESP e desenvolvido por Samuel Ribeiro dos Santos Neto, mestre em educação física e aluno do curso de especialização em jornalismo científico do Labjor.

A série Corpo já está disponível no Spotify, no Anchor e no Google Podcasts e, em breve, estará também nos demais aplicativos agregadores. Os episódios também poderão ser ouvidos nos canais e no site do podcast Oxigênio.

O segundo episódio tem previsão de ser lançado no final deste mês.

Agência FAPESP *
*Com informações do Labjor
.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It