Notícias

Painel da Fiocruz

Qual é a situação atual e o que esperar da pandemia de Covid-19 no Brasil? Foi lançado, na última sexta-feira (27/3), um painel para monitoramento da doença no país, com atualização em tempo real. A plataforma permite que o usuário visualize os dados atuais, a evolução dos casos, os óbitos, a concentração da doença e a previsão da situação nos próximos dias em todos os estados no Brasil. 

O painel é a primeira ação lançada pela , uma iniciativa conjunta do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que reúne colaboradores de diversas instituições científicas de forma solidária. Toda a plataforma de monitoramento foi desenvolvida

ciência de materiais e engenharia

A FAPESP anunciou uma nova chamada de propostas com a M-ERA.NET, rede da União Europeia que apoia a coordenação de programas de fomento à pesquisa em ciências e engenharia de materiais.

O consórcio M-ERA.NET financia projetos de pesquisa e desenvolvimento, transnacionais e de alto risco, em temas como micro e nanotecnologias, processos e tecnologias de produção. O objetivo específico da chamada M-ERA.NET 2020 é aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioambientais.

A chamada de proposta engloba seis temas: "Modelagem para engenharia e processamento de materiais", "Superfícies inovadoras, revestimentos e interfaces", "Compósitos de alto desempenho", "Materiais funcionais", "Novas estratégias para tecnologias avançadas baseadas em materiais em

pesquisa

O prazo para submissão de propostas ao edital Ciência para o Desenvolvimento foi prorrogado para o dia 18 de maio. A data anteriormente prevista era o dia 3 de abril. A chamada tem como objetivo resolver problemas de relevância social e econômica no Estado de São Paulo. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 14 de agosto.

O objetivo da chamada é financiar projetos de pesquisa internacionalmente competitivos, de médio e longo prazo, a serem executados por equipes de institutos de pesquisa e de universidades ou instituições de ensino superior, em parceria com órgãos de governo e, sempre que possível, envolvendo empresas ou organizações não governamentais. Os projetos serão articulados em Núcleos de Pesquisa

unidade hospitalar

A Fundação iniciou a construção, no Rio de Janeiro, do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia, que auxiliará os governos estadual e municipal no combate à doença. A unidade hospitalar de montagem rápida terá 200 leitos exclusivos de tratamento intensivo e semi-intensivo de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Confira aqui uma vista 3D.

Feita em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a iniciativa contará também com um sistema de apoio diagnóstico para todos os exames necessários, incluindo os de imagem, como tomografia computadorizada. Os leitos serão coordenados pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), unidade de referência da Fundação na área de pesquisas clínicas e atenção especializada em

prêmios “Mérito Científico” e “Mérito Acadêmico”

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) está com inscrições abertas para os prêmios “Mérito Científico” e “Mérito Acadêmico” - Edição 2020 até o dia 31 de março de 2020.

Os médicos e estudantes de medicina podem inscrever trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2014 e 2020. Um júri especial avaliará os estudos e indicará os vencedores, que serão anunciados em cerimônia no Clube de Campo da SMCC.

No Prêmio Mérito Acadêmico, os três melhores trabalhos dividirão R$ 2 mil. Já os três melhores trabalhos do Prêmio Mérito Científico receberão R$ 6 mil.

Cada autor responsável poderá inscrever quantos trabalhos desejar. As inscrições devem ser feitas pelo site da SMCC.

Mais informações em: https://bit.ly/39asxLA.

 Centro de Inovação em Gás

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) firmou duas colaborações na área de transição energética com instituições do exterior, as Princeton University, dos Estados Unidos, e University of Queensland, da Austrália.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Shell e instalado na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).

A colaboração com a Princeton University foi aprovada em um edital do Programa Institucional de Internacionalização, uma parceria da USP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A segunda parceria, com a University of Queensland , foi contemplada pelo Programa São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT)

Tele Coronavírus

Lançado na última terça-feira (24/3), o Tele Coronavírus oferecerá atendimento para triagem à distância de pessoas com sintomas da Covid-19 no estado da Bahia. O serviço gratuito está disponível através do número de telefone 155, diariamente, das 7h às 19h. O objetivo do projeto idealizado pela Fiocruz Bahia e Universidade Federal da Bahia (UFBA) é evitar a circulação de pessoas que não necessitam de atendimento emergencial. 

Realizada em parceria com o Governo do Estado e instituições de ensino superior, a iniciativa conta com voluntários do quinto e sexto ano de cursos de Medicina. Os voluntários são divididos em grupos de 10 pessoas, supervisionados por um médico, recebendo as chamadas em casa, através do celular. 

Para auxiliar no atendimento,

Rafaela Rosa-Ribeiro

A bióloga Rafaela Rosa-Ribeiro é pós-doutoranda no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, onde estuda – com apoio da FAPESP – vias de morte celular induzidas pelo vírus zika em vários tipos de célula. Em 2019, iniciou um estágio de pesquisa no Departamento de Doenças Infecciosas e Neurociência do Ospedalle San Rafaelle – hospital situado em Milão, na Itália. O projeto é supervisionado por Elisa Vicenzi, coordenadora do primeiro grupo italiano – e o segundo no mundo – que isolou o SARS-CoV, vírus que emergiu em 2002 na China, onde causou os primeiros casos de SARS, a síndrome respiratória aguda grave.

O SARS-CoV se disseminou por cerca de 30 países, infectou mais de

campus da University of Pretoria

A FAPESP lançou chamada de propostas com a National Research Foundation (NRF), agência de fomento do governo da África do Sul. Serão selecionados até 10 projetos colaborativos, com duração máxima de 24 meses, nas áreas de “Ciências da Saúde” e “Humanidades e Ciências Sociais”.

Desde o acordo de cooperação científica assinado em 2015, FAPESP e NRF já haviam possibilitado a colaboração entre pesquisadores paulistas e sul-africanos em quatro edições do Programa São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT), estratégia da FAPESP que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional com diversos parceiros.

A nova chamada é exclusiva da FAPESP com a NRF e tem o objetivo de incentivar pesquisadores de São Paulo e

seringueiras

A partir desta quinta-feira (19) e até o dia 27 de março, a Embrapa estará ofertando hastes de planta básica para enxertia de 14 clones de seringueiras exclusivamente para produtores de mudas inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). A oferta visa contribuir para a diversificação clonal, o aumento de produtividade e a sustentabilidade dos seringais brasileiros, sobretudo da região Centro-Oeste.

De acordo com o edital de Oferta Pública nº 05/2020 da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Empresa, são disponibilizados lotes com hastes dos clones OS 22, PB 311, PB 312, PC 119, RRIM 713, PB 291, PB 314, PB 324, PB 350, PB 355, RRIM 901, RRIM 937, RRIM 938 e PC

Araucária

A FAPESP e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) anunciaram, em Londrina, uma chamada de propostas para apoio a pesquisas colaborativas.

A iniciativa visa à formação ou fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre pesquisadores de São Paulo e do Paraná nas áreas de AgroTechs e HealthTechs. Propostas serão recebidas até 30 de abril de 2020.

No Estado de São Paulo, podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior ou de pesquisa. No Paraná, a chamada está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, institutos de pesquisa de natureza pública ou organizações sociais (pessoas jurídicas de direito privado) sem fins lucrativos.

Serão analisadas propostas dentro de