Eventos Científicos

Zoneamento Agrícola de Risco Climático

A Embrapa Cerrados (DF) vai promover, no dia 4 de dezembro, uma reunião técnica para apresentar e validar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o consórcio milho-braquiária para o Distrito Federal e Entorno. Estão convidados a participar das discussões produtores rurais da região, consultores de assistência técnica e extensão rural pública e privada, representantes de instituições de pesquisa e ensino, de bancos e do setor privado. A reunião técnica será realizada a partir das 8h30, no auditório do centro de pesquisas, em Planaltina (DF).

Durante a reunião técnica, o pesquisador Fernando Macena vai explicar a metodologia utilizada no ZARC para o consórcio milho-braquiária, e a pesquisadora Alexsandra Duarte fará a apresentação e demonstração

Peles de tambaqui

Estão abertas as inscrições para o curso de curtimento artesanal da pele de tambaqui e confecção industrial de manufaturados. As aulas acontecem em Sorriso (MT), de 25 a 28 de novembro, no frigorífico Delicious Fish. Há poucas semanas foi realizado no mesmo local um curso de curtimento industrial e manufatura artesanal, ensinando como as pessoas poderiam produzir artefatos de couro de peixe em casa, para aumentar a renda.

Um diferencial desses cursos é o uso de tecnologias e reagentes menos poluentes e mais efetivos, em sintonia com demandas do mercado. O curso está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois demonstra o curtimento com uso de tanino sintético, sem aplicação de cromo no processo.

Feira Nacional do Camarão

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) participará da XVI Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que acontece nesta semana em Natal-RN. A programação técnica será entre quarta e sexta-feira e na noite desta terça, 12 de novembro, acontece a solenidade de abertura no centro de convenções da capital potiguar.

Um dos projetos que será apresentado é o que está trabalhando para a formatação de um Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura no Brasil (Site Aquicultura). A proposta é organizar dados e informações relacionados ao setor aquícola em todo o país, como entrepostos existentes, fábricas de ração, associações ou cooperativas de produtores e políticas públicas de desenvolvimento da piscicultura.

“O Site aquicultura é um sistema pensado

GO FAIR Brasil Saúde

Com a presença do coordenador de Tecnologia da GO FAIR Internacional, Luiz Olavo Bonino, que apresentará a palestra principal Os princípios FAIR e sua aplicação nos repositórios de dados, será realizado o 1º Seminário da Rede GO FAIR Brasil Saúde, nos dias 7 e 8 de novembro, na sala Multimídia do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em Manguinhos (RJ).

A GO FAIR Brasil Saúde tem como principal objetivo a promoção do compartilhamento e reuso dos dados em saúde. Coordenada por Viviane Veiga, da Rede de Bibliotecas Fiocruz, e Claudete Queiroz, coordenadora do Repositório Arca (Icict/Fiocruz), a Rede busca apoiar, por intermédio de sub-redes, “o desenvolvimento de infraestruturas de interoperabilidade, formatos específicos

Ciência na Rua

Em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Fiocruz Rondônia irá realizar a segunda edição do Ciência na Rua. O evento é gratuito e tem como objetivo levar ao público diversas atividades, com foco na popularização da ciência, orientações sobre prevenção a doenças e divulgação dos projetos desenvolvidos pela instituição no estado.

Para uma melhor aproximação entre pesquisadores e comunidade, o Ciência na Rua será realizado em datas e locais diferentes. No dia 26 de outubro (sábado), as atividades serão desenvolvidas no Espaço Alternativo, a partir das 17h. E nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado), na galeria de Arte do Porto Velho Shopping, localizado na avenida Rio Madeira, bairro Flodoaldo Pontes

Cúpula de Nairóbi

A experiência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em saúde e produção de conhecimento e como essa expertise pode beneficiar países em desenvolvimento serão temas de um exclusivo painel na Cúpula de Nairóbi, evento co-organizado pelos governos do Quênia e Dinamarca e pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), que começa nesta terça-feira (12/11). A Cúpula reunirá governos, sociedade civil, acadêmicos e ativistas do mundo inteiro para avaliar os avanços em saúde sexual e reprodutiva nos últimos 25 anos, desde que foi pactuado o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), e reforçar as promessas feitas pelo mundo na ocasião.

Em julho deste ano, a Fiocruz firmou uma parceria com o

violência mundial

Para analisar e discutir a prevenção de conflitos que ameaçam a sociedade mundialmente, especialistas da Alemanha e do Brasil participarão do 8º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, na capital paulista, nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, com organização da FAPESP e do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo).

Um dos participantes será Julian Junk, do Peace Research Institute Frankfurt (Alemanha), com a palestra “Radicalization and Violence – Insights from Germany and Europe”. “Embora não seja um fenômeno novo e sempre tenha existido várias formas de violência política, o tema continua sendo um dos desafios fundamentais e permanece atual, já que afeta as bases do sistema político democrático

Suínos

Suinocultores da região estão convidados para um seminário de atualização sobre peste suína clássica (PSC) que acontece na próxima terça-feira (22), às 14 horas, no auditório da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) em Concórdia. Representantes da Embrapa Suínos e Aves, ACCS e Cidasc vão esclarecer dúvidas sobre a doença e conscientizar sobre a importância de redobrar os cuidados com a sanidade dos animais.

Recentemente, no dia 8 deste mês, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou um foco de PSC no município de Traipu, Alagoas, em uma propriedade de criação extensiva sem vínculo com sistemas tecnificados ou de reprodução de suínos. O foco se encontra muito próximo a Sergipe, um dos 15

Semiárido Show

De 19 e 22 de novembro acontece a oitava edição do Semiárido Show, maior evento de inovação tecnológica para a agropecuária dependente de chuva do Nordeste. A iniciativa busca levar aos produtores e empreendedores da região as principais pesquisas e inovações com foco no desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro. O evento é promovido pela Embrapa, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), e acontece em uma área de 20 hectares da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina-PE.

Com o tema “Dinâmicas de Desenvolvimento Regional e Inovação”, a feira traz uma programação intensa e diversificada, que envolve mais de 70 oportunidades de capacitações entre minicursos, palestras, oficinas, seminários e Dias de Campo, tudo

BiogásFort

Nos próximos dias, de 22 a 24 de outubro, a Embrapa Suínos e Aves abre as portas para a divulgação da ciência de uma maneira especial. Com a realização da quinta edição do Dia de Campo da Ciência, a Embrapa e parceiros abordarão o tema "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável", em cincos estações do conhecimento.

O objetivo é mostrar a alunos de 5º e 6º ano do ensino fundamental de escolas de Concórdia e região do Alto Uruguai Catarinense, além de municípios vizinhos do Rio Grande do Sul, como a ciência contribui no processo que envolve a bioeconomia, um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos, com objetivo de

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

De 21 a 26 de outubro, a Fiocruz participa da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovendo dezenas de atividades gratuitas de divulgação científica, cultura e lazer. Elas serão realizadas no campus de Manguinhos e também em outros lugares do Rio de Janeiro, bem como em unidades da Fiocruz em diferentes estados do Brasil. 

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, em 2019, tem como tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. A Fiocruz está preparando oficinas, experimentos, jogos, apresentações teatrais, exposições, rodas de conversa e muito mais. Confira a programação completa aqui

No dia 21 de outubro, às 9h, o auditório