Bolsista integrará o projeto sobre aproveitamento de resíduos industriais desenvolvido pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga com apoio da FAPESP

O Núcleo de Pesquisa em Materiais para Biossistemas (NAP BioSMat) e o Grupo de Construções e Ambiência (Constrambi) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), campus Pirassununga, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Engenharia de Biossistemas com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 5 de julho.

O bolsista integrará a equipe do Projeto Temático "Resíduos Agroindustriais e seu uso potencial como materiais apropriados para habitação e infraestrutura (AGROWASTE)". O trabalho do bolsista estará focado na avaliação de cinzas de resíduos agroindustriais como potenciais adições pozolânicas, fibras vegetais utilizadas como reforço e processo de cura não convencional para materiais compósitos de fibrocimento e envolverá as seguintes atividades:

- Caracterização física, química e mineralógica das cinzas com o objetivo de avaliar a atividade pozolânica;

- Estudo da reação pozolânica em vários sistemas pozolana / Ca(OH)2 e pozolana / cimento;

- Avaliar os complexos mecanismos que ocorrem em pastas de cimento, com caracterização mecânica e microestrutural;

- Estabelecimento de base técnico-científica sobre a viabilidade de produção de cimentos com adições de cinzas agroindustriais;

- Zona de transição interfacial entre fibras vegetais e matrizes cimentícias;

- Cura acelerada em atmosfera saturada de CO2 de compósitos de fibrocimento.

O bolsista deve possuir título de Doutor há menos de cinco anos e ter experiência em pesquisas na área de materiais de construção, resíduos agroindustriais, materiais pozolânicos e técnicas de caracterização de materiais. Uma forte produção científica em periódicos internacionais com reconhecido processo editorial seletivo é igualmente valorizada.

Os interessados deverão enviar carta de interesse, curriculum vitae completo e referências ao pesquisador principal do projeto, Holmer Savastano Júnior, no endereço de e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., com o assunto "Bolsa PD FAPESP", ou por correios ao NAP BioSMat e Grupo Constrambi - FZEA/USP, avenida Duque de Caxias Norte, 225 CEP 13635-900. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3565 4153.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1130.

O candidato selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP

Pin It