Bolsista integrará a equipe do projeto “Produção e bioatividade de oligossacarídeos não digeríveis a partir de resíduos do processamento de alimentos”, apoiado pela FAPESP

O Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Microbiologia Aplicada com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 30 de abril.

O bolsista integrará a equipe do Projeto Temático “Produção e bioatividade de oligossacarídeos não digeríveis a partir de resíduos do processamento de alimentos”, coordenado pelo prof. Jonas Contiero.

Os oligossacarídeos não digeríveis (ONDs) têm recebido muita atenção, já que apresentam importantes propriedades biológicas, promovendo efeitos benéficos à saúde. Sua capacidade de estimular seletivamente o crescimento de bactérias da microbiota intestinal produz diversos benefícios à saúde, como melhora do sistema imune e diminuição da proliferação de microrganismos patógenos.

Dentre os diversos ONDs destacam-se fruto-oligossacarídeos e galacto-oligossacarídeos por sua reconhecida propriedade prebiótica e os ONDs emergentes obtidos a partir das hemiceluloses (xilo-oligossacarídeos e manano-oligossacarídeos) com potenciais bioatividades e propriedades prebióticas.

O desenvolvimento de preparações enzimáticas que apresentem atividade, estabilidade e seletividade, assim como a escolha de substratos de baixo custo, são aspectos importantes para produção de ONDs em grande escala como suplemento alimentar.

O objetivo do Projeto Temático é a produção e a imobilização de enzimas (inulinase, xilanase e mananase) em membranas filtrantes, associado ao desenvolvimento de um reator enzimático de membrana para produção de oligossacarídeos não digeríveis utilizando como substratos subprodutos do processamento de alimentos.

O estudo da fermentação dos ONDs obtidos por microrganismos produtores de butirato presentes na microbiota intestinal constitui outro objetivo importante, devido às diversas bioatividades do butirato e à escassez de informações sobre a estimulação do crescimento dessas bactérias por compostos prebióticos.

Mais informações sobre o projeto e a bolsa podem ser obtidas com o coordenador do projeto no e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/1098/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP

Pin It