Inovação em Vidros

O Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP – dispõe de duas vagas de pós-doutorado. As inscrições devem ser feitas até dia 10 de julho de 2019.

Um dos bolsistas terá atividades no Laboratório de Espectroscopia de Materiais Funcionais no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). O outro atuará no Laboratório de Vidros Especiais no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara (SP).

As oportunidades se concentram em pesquisas fundamentais em vidros ópticos e vidros com propriedades magnéticas para aplicações inovadoras.

Uma das vagas tem como objetivo o desenvolvimento (design, síntese e caracterização) de vidros ópticos para aplicações fotônicas e biofotônicas e para uso na detecção de radiação ionizante, temperatura e gás, além de funcionar na amplificação óptica e com laser.

A segunda oportunidade é para síntese e caracterização de diferentes famílias de vidros e vitrocerâmicas (óxidos, fosfatos e fluoretos) com propriedades magnéticas.

Os candidatos interessados devem ter doutorado em Física, Química, Ciência dos Materiais ou Engenharia. Conhecimento em eletrônica e construção de dispositivos também é bem-vinda, da mesma forma ter experiências anteriores em ciência do vidro, química ou física do estado sólido.

Os interessados devem submeter inscrições por e-mail, incluindo curriculum vitae, lista de publicações, uma proposta de pesquisa de duas páginas e os nomes e endereços de e-mail de duas referências para a professora Andrea de Camargo (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), com cópia para o professor Marcelo Nalin (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/2804.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It