Sistemas Computacionais

O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação (PPGCC) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebe inscrições até 17 de novembro de 2019.

São oferecidas 20 vagas para o curso de mestrado e 10 para o doutorado em três linhas de pesquisa: “Otimização”, “Sistemas Computacionais” e “Sistemas Inteligentes”.

As inscrições serão feitas pela internet por meio de formulário disponível no This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Os documentos são: ficha de inscrição devidamente preenchida, RG, histórico escolar da graduação, currículo Lattes atualizado, histórico escolar de mestrado (para candidatos ao doutorado), carta de apresentação e duas cartas de recomendação de professores.

O processo seletivo será composto por duas fases. A primeira, de caráter

manufatura aditiva

O Projeto Temático “Estudo, desenvolvimento e aplicação de processo híbrido: Manufatura Aditiva (Ma) + High Speed Machining/Grinding (HSM/G)” dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. A pesquisa é conduzida no Instituto de Estudos Avançados (IEAv) da Força Aérea Brasileira, em São José dos Campos. O prazo de inscrição vai até 15 de novembro de 2019.

Coordenado pelo professor Reginaldo Teixeira Coelho, o projeto pretende organizar as pesquisas para a execução de dois produtos particularmente importantes para o setor produtivo: ferramentas para moldagem por injeção de termoplásticos e palhetas de turbina para geração de energia, ambos obtidos pelo uso de processos híbridos.

As atividades do bolsista incluem desenvolver as seguintes tecnologias para cubesats: soldagem

lagarta morta pelo fungo Nomuraea rileyi /

O projeto “Aumentando a diversidade para superar a evolução da resistência” oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. Inscrições podem ser feitas até 15 de novembro de 2019.

O projeto na área de controle microbiano de pragas será conduzido no Departamento de Fitossanidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal, em cooperação com o Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Biociências do Reino Unido e financiamento conjunto da FAPESP e do Fundo Newton.

A pesquisa propõe uma nova abordagem para o manejo de pragas, visando aumentar a sustentabilidade da produção agrícola. O estudo investiga como múltiplas cepas de fungos entomopatogênicos podem ser usadas de maneira heterogênea em paisagens agrícolas, de modo que a seleção

tecnologia da informação

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) oferece quatro Bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP nos níveis três (TT-3), quatro (TT-4), quatro ‘A’ (TT-4A) e cinco (TT-5). As inscrições podem ser feitas até 15 de novembro de 2019.

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado na Universidade de São Paulo (USP).

Os bolsistas serão alocados em projetos relacionados à visualização de dados, administração da infraestrutura para sistemas do CEM e desenvolvimento de plug-ins GIS para políticas sociais.

O candidato deve possuir graduação em áreas relacionadas à tecnologia da informação, como Ciência da Computação, Matemática, Engenharia de Computação ou Estatística.

Também são desejáveis conhecimento e experiência

interação elétron-fônon

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP está disponível para o Projeto Temático “Modelagem computacional da matéria condensada”. O prazo de inscrição termina no dia 15 de novembro de 2019.

O bolsista será integrado ao grupo de Modelagem Computacional da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde vai trabalhar com cálculos ab initio das propriedades termoelétricas em compostos calcogênios As2Se3 e As2S3.

O projeto envolverá cálculos da interação elétron-fônon usando interpolação de Wannier, teoria da perturbação do funcional da densidade e métodos em teoria de campo.

O candidato deve ter experiência, de pelo menos cinco anos, em cálculos de estrutura eletrônica com base em DFT; experiência com

vírus zika

Uma Bolsa de Pós-Doutorado está disponível para o Laboratório de Imunologia Humana do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), no âmbito do Projeto Temático “Mecanismos genético-moleculares nas imunodeficiências primárias”. O prazo de inscrição termina em 15 de novembro de 2019.

Coordenado pelo professor Antonio Condino Neto, o projeto estuda os genes envolvidos na suscetibilidade à infecção pelo vírus zika em humanos, com foco na imunidade inata, de modo a elucidar novos mecanismos fisiopatológicos e estratégias de diagnóstico e tratamento.

Os candidatos devem ter conhecimento nas áreas de biologia molecular e genética, além de experiência em imunologia. É desejável experiência demonstrada por publicações científicas em análise

células-tronco

O Projeto Temático “Receptores de purinas e cininas como alvos de estudo e intervenção terapêutica em doenças neurológicas” dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. Inscrições até 15 de novembro de 2019.

As atividades serão conduzidas no Laboratório de Neurociências do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), sob supervisão do professor Alexander Henning Ulrich.

O objetivo é investigar a ação de moduladores de receptores purinérgicos em modelos animais de doença de Parkinson. Novas ferramentas baseadas em nanotecnologia, como biopolímeros conjugados à bradicinina, são usadas, em modelos animais, para o aprimoramento da técnica de transplante de células-tronco neurais como alternativa terapêutica.

O candidato deve ter doutorado em Ciências Biológicas, com ênfase

estatística

O Centro de Pesquisa em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) dispõe de duas Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP nas áreas de matemática aplicada e estatística. As inscrições devem ser feitas até 15 de novembro de 2019.

Sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, o CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP

Uma das oportunidades é focada no estudo das propriedades em modelos de regressão Bayesianos, com possíveis aplicações em grandes e complexos bancos de dados industriais e médicos. Os candidatos devem ter finalizado nos últimos cinco anos (ou estar em fase de conclusão) o doutorado

asma

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP está disponível para o Projeto Temático “Caracterização da síndrome de sobreposição Asma-DPOC (ACOS): estudos experimentais e clínicos”. O prazo de inscrição se encerra no dia 15 de novembro de 2019.

O bolsista trabalhará no laboratório de terapêutica experimental I (LIM-20) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), onde são realizados sete estudos experimentais para avaliar os mecanismos dos efeitos da ação do inibidor da interleucina 17 (anti-IL17), de inibidores de peptídeos e proteases, das proteínas supressoras da sinalização de citocinas, dos ativadores de transcrição, do treinamento físico intervalado no modelo experimental da síndrome de sobreposição asma-DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e as influências ocupacionais (cloro

Área Metropolitana de São Paulo

O Projeto Temático “Área Metropolitana de São Paulo: abordagem integrada mudanças climáticas e qualidade do ar, METROCLIMA MASP”, vinculado ao Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais da FAPESP e conduzido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma Bolsa de Pós-doutorado da FAPESP. As inscrições estão abertas até 15 de novembro de 2019.

O bolsista se dedicará à calibração e à análise de dados de um espectrômetro portátil Fourier Transform Infrared (FTIR), que será instalado na Região Metropolitana de São Paulo para estimar valores de dióxido de carbono (CO2) e de metano (CH4).

Os candidatos devem ter doutorado em Ciências Atmosféricas, Física, Química ou áreas

redox em células

Uma Bolsa de Doutorado Direto da FAPESP e outra de Pós-Doutorado estão disponíveis no “Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (“CEPID) financiado pela FAPESP na Universidade de São Paulo (USP). As inscrições vão até 15 de novembro de 2019

Os bolsistas vão atuar no Laboratório de Biologia Vascular do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP. A principal linha de pesquisa envolve os mecanismos de sinalização redox em células vasculares.

Os projetos estão centrados nos efeitos redox de tiol-isomerases (principalmente a proteína dissulfeto isomerase A1, da super-família tiorredoxina), em particular quanto à interação com a organização do citosqueleto e