Teatro

Irene Ravache

Com texto poético e bem-humorado de Andréa Bassitt a instigante montagem Alma Despejada, interpretada por Irene Ravache e dirigida por Elias Andreato, reestreia no dia 10 de janeiro, sexta, no Teatro Folha, às 21h30.

A peça conta a história de Teresa, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. O imóvel foi vendido e sua alma foi despejada.

Teresa era uma professora de classe média, apaixonada por palavras, que teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua a família no ranking de uma classe média emergente.

Em sua visita derradeira, Teresa se lembra de

Rebelião - O Coro de Todos os Santos

O Teatro do Incêndio apresenta também, no dia 7 de dezembro (sábado, às 15h30 e às 19h30), dois espetáculos criados pelo projeto Sol-Te, que atende crianças e adolescente.

Nos dias 14 e 15 de dezembro (sábado, às 20h, e domingo, às 19h), o espetáculo Rebelião – O Coro de Todos os Santos finaliza o projeto Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida, iniciado em agosto, que reuniu cinco montagens da companhia, entre outras atividades.

Marcelo Marcus Fonseca, que fundou o grupo há mais de 23 anos, assina o texto e a direção de todas as montagens.

No enredo, Artura (Gabriela Morato), Cacimba (Elena Vago) e Jí (Paula Almeida) saem do interior do país com

Migraaaantes

Um estudo sobre a obra de Matéi Visniec, Migraaaantes, entra em cena no Teatro Nair Bello, no dia 9 de dezembro (segunda), com direção de Kiko Marques. A montagem - uma realização da Escola de Atores Wolf Maya com atores da Turma M5B – fica em cartaz somente até o dia 11 de dezembro (quarta) com sessões sempre às 21 horas.

O texto irônico expõe o discurso vazio e cínico de um presente de quem quer apenas se manter no poder. Migraaaantes baseia-se em notícias verídicas sobre migrantes que tentam chegar à Europa, onde o absurdo da ficção é menor que a brutalidade do mundo real. A situação dos refugiados é tratada pela política com frieza

O Despertar da Primavera

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro – de segunda a quarta, às 21h - a Escola de Atores Wolf Maya apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, um estudo sobre a obra de Frank Wedekind com direção de Dan Rosseto. As sessões acontecem no Teatro Nair Bello, tendo no elenco os alunos da Turma M5A da escola.

Com fortes críticas à sociedade alemã do fim do século XIX, que culturalmente reprimia a sexualidade, a obra é uma dramatização viva de fantasias eróticas, além de tocar em assuntos como morte, aborto, abuso e religião. Pela ousadia da abordagem, a peça foi censurada à época.

Escrita entre o outono de 1890 e a primavera de 1891,

Leon Borghes

 Status Atual ficará em cartaz nos dois últimos domingos de novembro, 17 e 24

No dia 24 de novembro, a partir das 18h30, o ator e roteirista, Leon Borghes se apresenta na peça musical teen ‘Status Atual’, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca.  A peça é voltada para o público infanto-juvenil e aborda diversas temas como: 'imposição de status nas redes sociais', 'disputa por testes na área artística', a 'cobrança da sociedade por relação exposta', 'feminismo' e 'anonimato x fama'. 

Sob direção de Juliana Kelling, textos e coreografias de Leon Borghes da Agência Cintra com participação da atriz convidada, Camila Santanioni, a peça narra à história da escola de Musicais “Apetite de Dança”

Camila Santanioni

Camila Santanioni é assim: Apaixonada por artes cênicas, pela natureza, aventureira. Mais que tudo, no mundo das artes, desenvolve constantemente seu lado versátil e está sempre em movimento.  Amante dos palcos de teatro, os holofotes a acompanham há 9 anos.  Desde que escolheu a carreira sabia que era isso que faria seus olhos brilhar e o coração bater mais forte. Hoje, ela nos conta um pouco de sua carreira e projetos. Confira:

Nascida e criada no interior de Minas Gerais, na cidade de Uberaba, Camila teve uma infância noveleira e cinéfila. Dentro de seu imaginário infantil nutria uma paixão pela tv e cinema e, decidida, resolveu batalhar por seus sonhos, contando sempre com o apoio

Nas Águas

No dia 15 de dezembro, domingo, a Companhia de Danças de Diadema estreia o espetáculo infantil “Nas Águas do Imaginar”, de Ton Carbones e elenco, no Sesc Osasco, às 16 horas. Com direção geral de Ana Bottosso, a montagem apresenta uma viagem lúdica pela imaginação.

O enredo traz uma criança que, ao se deitar para dormir, é surpreendida por seres fantásticos que surgem em seu quarto, instigando sua imaginação. Ávida pela diversão, a criança veste-se de coragem e muita criatividade para embarcar em uma viagem ao mundo do imaginar.

Segundo Ton Carbones, criar um espetáculo de dança para o público infantil é sempre um grande desafio. “Como transpor história, aventura e diversão por meio de

Irene Ravache  e Andréa Bassit

No dia 19 de novembro, terça, o filósofo Yuri Ulbricht participa do bate-papo “A Importância da Arte em Uma Sociedade”, ao lado da atriz Irene Ravache e de Andréa Bassitt, autora da peça Alma Despejada, dirigida por Elias Andreato.

O evento acontece na Escola de Atores Wolf Maya (no Teatro Nair Bello), às 19 horas, com entrada franca.

Yuri Brandão, que é graduado e doutorando em Filosofia pela USP, vai falar sobre a importância da cultura em uma sociedade, destacando o valor da arte como forma de expressão, identificação e retrato de um povo.

Esta iniciativa é da produção do espetáculo Alma Despejada em parceria com o Ministério da Cidadania e a Porto Seguro.

Alma

Escola de Atores Wolf Maya

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Curso Profissionalizante da Escola de Atores Wolf Maya. Os interessados podem se inscrever pelo site da escola ou presencialmente nas unidades São Paulo e Rio de Janeiro.

Os processos seletivos acontecem nos dias 21 e 22 de janeiro, no Rio de Janeiro, e dias 3, 4 e 5 de fevereiro, em São Paulo.

Para se matricular no Curso Profissionalizante da Escola de Atores Wolf Maya é necessário passar pelo Processo Seletivo, que consiste em entrevista, dinâmica em grupo e teste de improviso perante câmeras. Não é necessária experiência anterior em atuação.

Com duração de três anos, o Curso Profissionalizante oferece ensino completo de técnicas de atuação

Escola de Atores Wolf Maya

Turmas para adultos, jovens e crianças oferece técnicas de atuação em teatro, TV e cinema e Teatro Musical.

Estão abertas as inscrições para o Curso Intensivo de Férias nas unidades São Paulo e Rio de Janeiro da Escola de Atores Wolf Maya. Os interessados têm até o dia 23 de dezembro para se inscrever em ambas as turmas: Adulto e Kids&Teens.

O programa do curso oferece – de forma prática – técnicas de atuação para teatro, televisão e cinema, sendo indicado para quem busca o primeiro contato com o universo cênico, dando os primeiros passos na carreira, bem como para aqueles que já têm algum conhecimento artístico e desejam praticar e intensificar suas experiências.

A

Ana Szcypula e Karyn Camoski

Dia 22 de novembro, sexta-feira, às 20h, reestreia a peça Espelho do grupo Refinaria Teatral, em comemoração aos dez anos de atividade ininterrupta. A direção e texto são de Daniel Alves Brasil. No elenco estão Ana Szcypula, Karyn Camoski e Daniel Santana. A temporada será de sexta à domingo, até dia 15 de dezembro, e é uma das ações artísticas prevista no projeto Teatro uma Pátria Habitável, contemplado na 32° edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Os ingressos são no sistema pague quanto puder.

Para o grupo, revisitar essa obra é uma maneira de beneficia-la com o acumulo geral da pesquisa em torno do trabalho da(o) atriz (ator)