Os 10 anos da Biblioteca Virtual serão comemorados no dia 21 de agosto, no auditório da FAPESP

A Biblioteca Virtual (BV), do Centro de Documentação e Informação da FAPESP, está completando 10 anos. A data será comemorada com um evento no dia 21 de agosto, das 9h00 às 12h30, no auditório da FAPESP.

Com mais de 4 milhões de acessos, a BV é considerada um modelo de base referencial de acesso aberto. Reúne e disponibiliza informação referencial, de caráter público, sobre bolsas e auxílios à pesquisa concedidos pela Fundação, em todas as áreas do conhecimento, sobre pesquisadores apoiados pela Fundação, acordos e convênios, entre outros.

Conta, atualmente, com 200 mil registros de Auxílios à Pesquisa, Bolsas no País e Bolsas no Exterior concedidos pela FAPESP, mais de 58 mil registros de publicações científicas resultantes desse apoio e 18 mil registros de publicações acadêmicas (teses e dissertações), desde 1992. Os cerca de 40 mil registros relativos ao período 1962-1991 já foram digitalizados e estão sendo padronizados para integrar o acervo da BV a partir do final do ano.

A BV disponibiliza, também, cerca de 100 mil páginas de pesquisadores apoiados pela FAPESP, além de 86 mil links para o Currículo Lattes, 10 mil links para o ResearcherID e 10 mil links para o Google Citation.

O acervo de informações inclui, ainda, o cadastro de 10 mil instituições com sede no Brasil e de 240 acordos e convênios firmados entre a FAPESP com entidades nacionais e internacionais.

A BV contribui, assim, para ampliar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, em nível nacional e internacional, por meio da divulgação das pesquisas financiadas pela Fundação, e para preservar e disseminar a memória institucional da FAPESP.

“A Biblioteca Virtual da FAPESP fornece subsídios para o acompanhamento dos projetos apoiados e para a tomada de decisões internas na instituição e contribui para manter a sociedade informada sobre onde os recursos públicos geridos pela FAPESP estão sendo investidos”, diz Rosaly Favero Krzyzanowski, coordenadora da BV.

Agência FAPESP

Pin It