Dengue teorias e praticas

Obra que reúne aspectos científicos, clínicos, sociais e comunicacionais e um panorama histórico sobre uma das doenças de maior relevância para a saúde pública no Brasil, o livro Dengue: teorias e práticas, publicado pela Editora Fiocruz, foi contemplado com o Prêmio Abeu, uma iniciativa da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). Vencedor da categoria Ciências da Vida, o livro foi organizado pelos pesquisadores Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Denise Nacif Pimenta, da FiocruzMinas, e Rivaldo Venâncio da Cunha, da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

As pesquisadoras Denise Valle e Denise Nacif Pimenta participaram da cerimônia de entrega do prêmio, realizada na última quarta-feira (16/11), no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. “O prêmio é um reconhecimento de que a dengue está sendo percebida a partir de perspectivas mais amplas que, para além da área biológica e médica, envolvem aspectos sociais e humanos”, destacou Denise Valle. O evento contou com a presença do presidente da Abeu, Marcelo Luciano Martins Di Renzo, de autores e organizadores de publicações de diversas áreas do conhecimento e de representantes de editoras brasileiras.

A premiação destaca as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico e incentiva a qualificação das publicações em relação à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos, bem como por sua concepção estética. A Associação reúne mais de 100 editoras universitárias do Brasil e busca promover a cultura e socializar o conhecimento através da produção e difusão do livro universitário.

Prêmio Jabuti

O livro Dengue: teorias e práticas foi classificado entre os 10 finalistas na categoria Ciências da Saúde da 58ª edição do Prêmio Jabuti, considerado o mais tradicional prêmio de literatura do Brasil.

Lucas Rocha
IOC/Fiocruz

Pin It