Livro de pesquisadores da USP e da UFABC utiliza a Física para explicar geometria, troca de passes, regras do jogo e gol

O livro Física do Futebol, dos pesquisadores Marcos Duarte e Emico Okuno, foi traduzido para o italiano com o título La física del cálcio e publicado pela Editora Zanichelli, com prefácio do ex-jogador Roberto Baggio.

O livro foi lançado em 2012 no Brasil pela editora Oficina de Textos, com apresentação do físico Marcelo Gleiser e do ex-jogador Tostão.

O objetivo dos autores foi utilizar o futebol para explicar Física e, ao mesmo tempo, utilizar “toda a área de Mecânica para explicar o futebol”, explicou Duarte em entrevista ao site da Oficina de Textos em 2012.

Para alcançar esses objetivos, os autores utilizam como recurso desde a geometria do campo, a troca de passes, as regras da Fifa, a pressão da bola, o gol que parece não entrar etc., detalhou Okuno na mesma entrevista.

Os conceitos de Mecânica são descritos de forma a cobrir todo o conteúdo normalmente abrangido no currículo de Física do primeiro ano do ensino médio.

A edição do livro em portugês está disponível em versão digital em www.ofitexto.com.br/fisica-do-futebol-ebook/p.

Agência FAPESP

Pin It