Celso Lafer

Celso Lafer, ex-presidente da FAPESP, lançará seu novo livro Relações internacionais, política externa e diplomacia brasileira: pensamento e ação (Funag, 2018) no dia 19 de dezembro, em Brasília.

A obra reúne uma parte dos escritos, entrevistas e pronunciamentos do ex-chanceler, oferecendo aos leitores interessados, assim como a todos os estudiosos da vida diplomática no Brasil e no mundo, uma amostra da experiência profissional que Lafer acumulou ao longo de mais de meio século de atividades intelectuais e no campo da política externa e diplomacia.

Os textos estão distribuídos em função de sua vinculação temática em cinco partes sucessivas: a reflexão da experiência, o Itamaraty, as relações internacionais, a política externa brasileira e personalidades da política internacional e da cultura mundial.

Professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP, Lafer foi, até a sua aposentadoria em 2011, professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. É membro da Academia Brasileira de Ciências (eleito em 2004) e da Academia Brasileira de Letras (eleito em 2006).

Foi ministro das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. De 1995 a 1998, foi embaixador e chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio em Genebra. Na OMC, foi presidente do Órgão de Solução de Controvérsias (1996) e do Conselho Geral (1997).

O evento de lançamento será realizado às 19 horas, no Restaurante Carpe Diem, na Asa Sul Comércio Local Sul 104 1, Asa Sul, Brasília, DF.

Agência FAPESP

Pin It