documentario Frederico Simoes Barbosa

A cinebiografia do professor e pesquisador da Fiocruz Frederico Simões Barbosa, pioneiro da epidemiologia no Brasil e responsável por diversos estudos que trouxeram luz a doenças negligenciadas como a esquistossomose, ganha lançamento nesta semana pela VideoSaúde Distribuidora, em eventos em Vitória e no Rio de Janeiro.

O documentário Frederico Simões Barbosa: Ciência e Compromisso social, com direção de Silvia Santos pretende discutir os possíveis diálogos entre o método de história oral e o cinema, tomando como eixo principal entrevistas concedidas pelo pesquisador de dezembro de 1995 a agosto de 1996 para o projeto Histórias e memória do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

De acordo com a sinopse do filme, foi utilizada a metodologia história de vida, em que se traça um panorama do cotidiano do estado de Pernambuco em paralelo à reconstituição de sua trajetória institucional. O documentário ainda traz depoimentos de ex-alunos e colegas de trabalho, além de imagens de arquivo.

A primeira sessão de lançamento será nesta terça-feira (23/5), às 12h, em Vitória (ES), pelo núcleo VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz – Regional/ Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A atividade ocorre no auditório do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Ufes, campus de Maruípe.

No Rio de Janeiro, a sessão marca também o aniversário de 29 anos da VideoSaúde Distribuidora. Além da exibição do filme, o evento terá seminário com o tema História oral e cinema documentário: diálogos possíveis, com a participação da comunicadora Sílvia Santos, mestre em saúde pública e membro da equipe do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), e Tânia Fernandes, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

O debate terá mediação de Eduardo Thielen, da VideoSaúde, abordando temas como as convergências e divergências entre o método de história oral e o cinema documentário; e as possibilidades de uso do audiovisual por documentaristas e historiadores. O seminário e exibição do documentário serão realizados no dia 26 de maio, às 14h, no Rio de Janeiro, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, campus Fiocruz.

A pesquisa contou com a colaboração de Tânia Santos, da VideoSaúde/Icict/Fiocruz. Após o lançamento, o filme será disponibilizado no canal da VideoSaúde Distribuidora no Youtube e também poderá ser baixado pelo Arca - Repositório Institucional da Fiocruz.

Lançamento do documentário Frederico Simões Barbosa – ciência e compromisso social

Terça-feira, 23/05
Horário: 12h
Auditório do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Ufes, campus de Maruípe/Vitória (ES)

Seminário História oral e cinema documentário, diálogos possíveis 

Debate e exibição de filme
Sexta-feira, 26/05
Horário: 14h às 16h30
Salão de Leitura – Biblioteca de Manguinhos
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro

Programação

14h - Abertura: Umberto Trigueiros
Exibição: Frederico Simões Barbosa – ciência e compromisso social, 52min – 2016 – DVD

15h - Roda de Conversa

Mediador:
Eduardo Vilela Thielen – Cineasta e pesquisador (VideoSaúde Distribuidora)

Palestrantes:
Silvia Santos - Roteirista e diretora (Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz Pernambuco)
Tania Fernandes - Pesquisadora (Casa de Oswaldo Cruz)

16h30 - Confraternização e Encerramento

*Com Informações de Sérgio Brito, da Regional/UFES e VídeoSaúde Distribuidora.

Pin It