Exposição fotográfica "Centenário do Palhaço Carequinha" - Folder

Abertura será no próximo sábado (18), às 17h, na Sociedade Fluminense de Fotografia – SFF

o sábado, 18 de julho, às 17h, a Sociedade Fluminense de Fotografia – SFF abre a exposição fotográfica Centenário do Palhaço Carequinha, em sua sede no Centro de Niterói, Rio de Janeiro (RJ). Caso estivesse vivo, George Savalla Gomes, o Palhaço Carequinha, estaria completando 100 anos, no dia da abertura da exposição em sua homenagem. Ele era muito querido por todos e sua trajetória na cultura nacional é bem diversificada.

O projeto do fotógrafo niteroiense Théo Erthal contou com o apoio do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte – CCPF, que digitalizou os negativos das imagens expostas na mostra. A entrada é gratuita e a visitação, de 20 de julho a 15 de agosto, de segunda à sexta, das 10h às 20h e aos sábados, das 10h às 17h.

A exposição fotográfica Centenário do Palhaço Carequinha contará com 20 fotos coloridas e ainda, um vídeo mostrando a caracterização de George Savalla Gomes até se transformar no Palhaço Carequinha.

Um dos exemplos mais marcantes da importância do Palhaço Carequinha na disseminação da cultura circense para outras áreas teve início no ano de 1951, através do programa O Circo Bombril, exibido na TV Tupi, do Rio. O programa, apresentado por George Savalla, ficou no ar por longos 13 anos. Carequinha também utilizava a música como forma de interagir com a família brasileira e imortalizou sucessos como O bom menino; Parabéns… parabéns e Rock do Ratinho, dentre outros. Além de continuar mostrando o seu talento de exímio saltador em números no picadeiro, sempre muito bem executados e aplaudidos pelo público.

Sobre o fotógrafo Théo Erthal
Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro (RJ). É engenheiro civil graduado pela Universidade Católica de Petrópolis, arquiteto, urbanista, artista plástico e fotógrafo; sócio-expositor da Sociedade Fluminense de Fotografia – SFF, desde 1990. Também já expôs na Associação Atlética do Banco do Brasil, em Niterói (RJ) e fotoclubes pelo Brasil. Participou do projeto fotográfico pelo Ano Internacional do Idoso (1998) com a mostra O Idoso em Foco, que percorreu vários lugares do país, inclusive, ficando exposta no Congresso Nacional, em Brasília (DF).

Serviço:

Exposição fotográfica Centenário do Palhaço Carequinha, de Théo Erthal

Abertura: Sábado, dia 18 de julho, às 17h
Visitação: De 20 de julho a 15 de agosto – De segunda à sexta, das 10h às 20h e aos sábados, das 10h às 17h
Local: Sociedade Fluminense de Fotografia – SFF
Rua Dr. Celestino, 115 – Centro – Niterói – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2620-1848

Entrada gratuita

Funarte

Pin It