matematica

Evento busca contribuir para o desenvolvimento das teorias e práticas educacionais na área

Entre os dias 11 e 12 de abril, o IV Fórum de Discussão – Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática colocará em debate pesquisas em educação, psicologia, filosofia, história ou tecnologia aplicadas à educação matemática.

O evento é promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. As inscrições podem ser realizadas até 19 de março no site do Fórum.

“O foco é discutir quais metodologias de pesquisa e referenciais teóricos estão sendo utilizados dentro das diversas vertentes da educação matemática”, explica Edna Zuffi, professora do ICMC. “No caso de estudos na área utilizando a tecnologia, por exemplo, poderemos evidenciar, nesse fórum, que tipo de técnicas e métodos de análise estão sendo aplicados para as investigações sobre o ensino e a aprendizagem nessa linha”.

Realizado pela primeira vez em São Carlos, o evento discutirá as dificuldades enfrentadas em cada temática a fim de trazer contribuições tanto teóricas quanto para as práticas educacionais. Para isso, está programada a mesa redonda sobre “A diversidade de investigação no campo da educação matemática”, que debaterá o atual cenário das pesquisas da área e da ciência, com a participação do professor Antonio Garnica, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o professor Dario Fiorentini, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a professora Sandra Magina, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Grupos de discussão

Voltado para pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e recém-formados, o evento também contará com nove grupos de discussão com inscrições abertas apresentação de trabalho. São eles: pesquisa em formação de professores em educação matemática, pesquisa em práticas escolares em educação matemática, pesquisa em história da educação matemática, pesquisa em currículo e avaliação em educação matemática, pesquisa em psicologia da educação matemática,  pesquisa em tecnologia e ensino à distância em educação matemática, pesquisa em educação matemática e cultura, pesquisa em filosofia e educação matemática e pesquisa em filosofia e educação matemática.

Os pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos podem escolher um dos nove grupos e submeter um resumo até o dia 19 de março, enviando-o para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Será aceito apenas um texto por grupo de pesquisa, que deverá ser disponibilizado na página do evento até o dia 28 de março.

Ao final do evento, haverá uma plenária que apresentará um resumo sobre o que foi debatido em cada grupo de discussão. O Fórum terá início no dia 11 de abril, às 9h30, e a abertura acontecerá no teatro Florestan Fernandes, da UFSCar. Confira a programação completa no site do evento.

A primeira edição do Fórum aconteceu em 2011, no campus de Rio Claro da Unesp, e desde então é realizado a cada dois anos. Em 2017, também participam da organização do evento o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de São Carlos, e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., site http://balizadoresedumat4.wixsite.com/forum

Jornal da USP

Pin It