Exposio em Braslia rene grafiteiros do Brasil e da Frana

20/06/2009 06:14 por Esteta Beleza e Arte em Artes Plsticas e lida 990 vezes.

Exposio em Braslia rene grafiteiros do Brasil e da Frana

 Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a exposição O Encontro/Art Urbain apresenta a arte de grafiteiros brasileiros e franceses no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília. A exposição foi aberta sexta feira (19) e deve continuar até o dia 19 de julho.

O evento foi idealizado pelo grafiteiro francês Kendo, que integra o grupo artístico Peinture Fraiche. Os grafiteiros Onio, do Distrito Federal, Bonga, de São Paulo, Dalata, de Minas Gerais e o francês Tract também fazem parte da iniciativa.

Kendo acredita que, por meio da diversidade da cultura, o conhecimento da arte pode ser desenvolvido em qualquer parte do mundo. “Cada país tem uma diferença cultural que se expressa no modo de pintar e trabalhar. É bom dividir esse saber”, disse.

Os grafites foram feitos nas paredes do Espaço Cultural Renato Russo. A fachada do prédio foi disponibilizado para que os grafiteiros manifestassem a sua arte.

Para o grafiteiro Bonga, a exposição possibilita o entendimento da sociedade sobre o que é o grafite e quem são os grafiteiros. "As pessoas começam a observar que nós [grafiteiros] também existimos e que ninguém é um monstro ou um criminoso. Na verdade, nós só queremos nos expressar", afirmou.

Bonga também afirmou que não teve nenhuma dificuldade de comunicação com os grafiteiros da França porque a arte tem uma linguagem universal. “Nós não precisamos falar outros idiomas, apenas com cores nós conseguimos nos juntar e fazer arte juntos. O grafite é um movimento mundial”, disse.

No mês de maio os artistas realizaram as oficinas em Brasília e nas cidades satélites do Distrito Federal (Ceilândia, Gama e Taguatinga), ensinando as técnicas do grafite aplicadas à realidade de cada comunidade. O evento tem o apoio da TV Brasil e dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores.

Foto: Wilson Dias/ABr
Agência Brasil