Programa Inovar entrevista diretor científico da Fapesp: Carlos Henrique de Brito Cruz fala sobre os desafios da inovação no Brasil

04/08/2014 06:49 por Esteta Beleza e Arte em Noticias e lida 235 vezes.

Programa Inovar entrevista diretor científico da Fapesp: Carlos Henrique de Brito Cruz fala sobre os desafios da inovação no Brasil

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp

Para Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), "o desafio para a inovação no Brasil está na situação política e econômica do país". A declaração foi feita durante entrevista ao programa “Inovar”, série de vídeos produzida pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

“Em São Paulo, hoje, as empresas investem mais em pesquisa e desenvolvimento do que investiam há 10 anos e por isso obtêm mais resultados”,  ressalta o pesquisador, que também é membro da Academia Brasileira de Ciências. “As pesquisas passaram a ser mais exploratórias do que apenas adaptativas ou incrementais”, completa.

Na entrevista, são citados os estudos realizados em parcerias que surgiram dentro de projetos como o Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), o Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social (CPPIDES) e o Centro de Pesquisa em Engenharia.

Brito Cruz debate ainda os principais desafios do desenvolvimento científico no país, passando pelos entraves da política governamental para estimular a inovação e a relação entre universidade e empresa.

Confira em http://youtu.be/yBUmeLtURec

Sobre o programa
Idealizado e produzido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp, a série de entrevistas é realizada pelas jornalistas Cinthia Leone e Pamela Gouveia. O programa traz, a cada edição, a visão de um especialista diferente sobre a temática da inovação.

Entre os pontos que são discutidos nas entrevistas estão os mitos e verdades sobre inovação, conceitos, investimentos, oportunidades e perspectivas no país e no exterior.

Portal Unesp