Prêmio Péter Murányi 2014 tem recorde de trabalhos inscritos: Edição registrou crescimento de 58% no ano. Premiação será concedida para trabalhos científicos da área da saúde

20/01/2014 02:33 por Esteta Beleza e Arte em Noticias e lida 283 vezes.

Prêmio Péter Murányi 2014 tem recorde de trabalhos inscritos: Edição registrou crescimento de 58% no ano. Premiação será concedida para trabalhos científicos da área da saúde

A 13ª edição do Prêmio Péter Murányi registrou um crescimento de 58% no número de trabalhos inscritos em relação à edição anterior, de 2013. No total, 135 trabalhos foram indicados por mais de cem instituições de ciência e tecnologia que concorrem ao prêmio. Este ano, a premiação contempla a área da saúde e o vencedor será anunciado em fevereiro.

A presidente da Fundação Péter Murányi, Zilda Vera Murányi Kiss, afirmou que o reconhecimento da premiação pela comunidade científica explica o aumento do número de participantes deste ano, assim como o apoio de instituições de fomento à ciência e a tecnologia.

O autor do melhor trabalho científico da área da saúde receberá o valor de R$ 200 mil, troféu e certificado. Desde que foi instituída, há 14 anos, a Fundação Péter Murányi já distribuiu cerca de R$ 1,6 milhão em prêmios.

A premiação é concedida anualmente, contemplando de modo alternado quatro áreas: saúde, educação, alimentação, e desenvolvimento científico e tecnológico. A ideia é incentivar pesquisadores ou instituições que tenham descobertas inovadoras para que sejam reconhecidos pelas práticas focadas no desenvolvimento e no bem-estar social das populações.

A cerimônia de entrega do prêmio será em abril e o vencedor, assim como os outros dois finalistas eleitos pela comissão, terá a oportunidade de apresentar o trabalho na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Mais informações www.fundacaopetermuranyi.org.br/main.asp?pag=premioatual

Agência FAPESP