Dia do Artista Plstico celebrado com exposio na Reitoria: Mostra comea hoje (08/05) com 417 obras; pblico pode votar pela internet

08/05/2012 07:41 por Esteta Beleza e Arte em Artes Plsticas e lida 2789 vezes.

Dia do Artista Plstico  celebrado com exposio na Reitoria: Mostra comea hoje (08/05) com 417 obras; pblico pode votar pela internet

Para comemorar o Dia do Artista Plástico, a Unesp começa a montar hoje (08/05), data dedicada à categoria, um painel com 417 obras de 372 artistas de 8 estados do Brasil e do exterior. A mostra será apresentada até o dia 24 de maio, no hall de entrada do prédio da Reitoria, no centro de São Paulo.

Sob o tema “Que artista plástico sou eu?”, cada artista encaminhou uma ou mais obras de 18x24 cm dos mais diversos estilos e tendências. O projeto, idealizado pelo crítico de arte Oscar D'Ambrosio, com apoio do Acervo de Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), Câmpus de Bauru, reúne todas as telas recebidas num único grande painel.

“Cada artista usou esse tamanho da maneira que achou melhor. O conceito é refletir sobre uma profissão rica em abrangências e possibilidades”, afirma D'Ambrosio, curador da mostra. As obras foram realizadas com as mais variadas técnicas, como óleo, acrílica, intervenção sobre fotografia, gravura e desenho.

“Queremos levar o público a refletir sobre o que é ser artista plástico hoje. Para isso, cada artista trabalhou das maneiras mais variadas possíveis. Temos desde ilustrações literais a interpretações mais complexas e abstratas”, diz D'Ambrosio.

As imagens dos trabalhos também estão disponíveis no endereço www.unesp.br/diadoartistaplastico No site, o público poderá votar na sua obra preferida. O criador do trabalho escolhido pelos internautas receberá um livro de arte, e, para todos os votantes, haverá um sorteio de outro exemplar na área de artes plásticas. Cada voto de cada e-mail será computado apenas uma vez para a escolha do artista e para o sorteio.

A exposição será montada à vista de quem passar pela Reitoria no dia 8, e serão aceitos participantes com outros quadros durante a exposição. No dia do encerramento da exposição, haverá um sorteio, e cada pessoa que colaborou com o painel levará um trabalho para casa, o que, segundo o curador, recupera a função social do artista plástico: a de chegar à residência das pessoas.

Os trabalhos são recebidos na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, em São Paulo, SP, na Rua Quirino de Andrade, 215 - 4º andar, CEP 01049-010. Também poderão ser enviadas para a vice-diretoria da Faac, Câmpus de Bauru: Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, Bauru (SP), CEP 17.033-360.

Dia do Artista Plástico

A data lembra o nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Junior, que nasceu em 1851, na cidade de Itu (SP). O pintor foi escolhido como ícone da classe no Brasil por ter se consagrado graças a obras como Caipira picando fumo e O violeiro e Saudade, destaques de uma carreira que inclui estudos na Academia Imperial de Belas-Artes e formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris.

Portal Unesp