Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/esteta/public_html/Connections/connDB.php on line 9

Sabe quantas letras têm o alfabeto espanhol?



Sabe quantas letras têm o alfabeto espanhol?

por Esteta Beleza e Arte em Educação e lida 8601 vezes.

Sabe quantas letras têm o alfabeto espanhol?

O ano de 2011 já entrou diferente para os amantes da fala hispânica. É que os 450 milhões de pessoas que tem como primeira língua o espanhol terão que se adequar a nova ortografia. A partir de agora serão 27 letras para o alfabeto espanhol. A decisão foi unânime entre as 22 Academias da Língua Espanhola: da América, Espanha, das Filipinas e dos Estados Unidos.

São 800 páginas que formam o texto da ortografia, entre as palavras contidas está o uso “ch” e a “ll”, segundo a nova ortografia desaparecem como letras. Todos estão de acordo em dizer que são dígrafos, isto é, sinais ortográficos de duas letras.

“A decisão vai facilitar a consulta aos dicionários, arquivos e dicionários de outras línguas”, diz José Antonio Pascual, vice-diretor da RAE (Real Academia Espanhola).

De acordo com José Moreno de Alba, o diretor da Academia da Língua Mexicana, outra mudança está na pronúncia. “Y” se diga “ye” e não “y griega”. A explicação é porque em relação aos nomes das outras letras soa melhor “ye”.

O uso de alguns acentos também foi alterado. Recomenda-se não acentuar, nem “solo”, nem “este” ou “aquele” em nenhuma ocasião.

Para José Moreno de Alba as mudanças têm como objetivo “fortalecer a unidade da língua. É a primeira ortografia feita por todos e para todos”.

“Sabemos que uma reforma ortográfica não se trata de uma invenção da sociedade moderna, senão uma inovação necessária para a língua, a qual está se modificando constantemente. Portanto nos cabe, aos falantes, amantes e estudiosos desse maravilhoso idioma estar sempre por dentro das modificações para falarmos, lermos e escrevermos com propriedade”, explica a tutora do Portal Educação, Gisele Ottoni Tamez da Costa.

ImprimirImprimir esta notícia | IndiqueIndicar esta notícia