Esteta
Dauri Diogo

Busca

Bookmark and Share

Mais Lidas
Portador de Asperger não tem plena compreensão sobre a morte: Asperger é uma síndrome do espectro autista e seus portadores entendem somente alguns aspectos da morte
Por Esteta Beleza e Arte
Destaque
03/09/2011 12:34

Leia mais
As várias faces da sí­ndrome de Marfan: Equipe do IB-USP cria linhagens de camundongos geneticamente modificados que reproduzem a variabilidade clí­nica da doença, desde os casos leves até os graves
Por Esteta Beleza e Arte
Destaque
01/12/2010 01:15

Leia mais
A visão masculina de uma mulher atraente
Por Esteta Beleza e Arte
Artigos
27/07/2012 20:43

Leia mais
Bailarina do Faustão recomenda lipocavitação
Por Esteta Beleza e Arte
Beleza e Cia
25/11/2010 08:14

Leia mais
Biquinis das celebridades
Por Esteta Beleza e Arte
Moda
29/11/2010 17:24

Leia mais

  1 a  5  de  35569

Parceiros Vip
LinkLog
ClicMais.net Sua Rede de Links


Sabe quantas letras têm o alfabeto espanhol?

18/01/2011 23:16 por Esteta Beleza e Arte em Educação e lida 8095 vezes.

Sabe quantas letras têm o alfabeto espanhol?

O ano de 2011 já entrou diferente para os amantes da fala hispânica. É que os 450 milhões de pessoas que tem como primeira língua o espanhol terão que se adequar a nova ortografia. A partir de agora serão 27 letras para o alfabeto espanhol. A decisão foi unânime entre as 22 Academias da Língua Espanhola: da América, Espanha, das Filipinas e dos Estados Unidos.

São 800 páginas que formam o texto da ortografia, entre as palavras contidas está o uso “ch” e a “ll”, segundo a nova ortografia desaparecem como letras. Todos estão de acordo em dizer que são dígrafos, isto é, sinais ortográficos de duas letras.

“A decisão vai facilitar a consulta aos dicionários, arquivos e dicionários de outras línguas”, diz José Antonio Pascual, vice-diretor da RAE (Real Academia Espanhola).

De acordo com José Moreno de Alba, o diretor da Academia da Língua Mexicana, outra mudança está na pronúncia. “Y” se diga “ye” e não “y griega”. A explicação é porque em relação aos nomes das outras letras soa melhor “ye”.

O uso de alguns acentos também foi alterado. Recomenda-se não acentuar, nem “solo”, nem “este” ou “aquele” em nenhuma ocasião.

Para José Moreno de Alba as mudanças têm como objetivo “fortalecer a unidade da língua. É a primeira ortografia feita por todos e para todos”.

“Sabemos que uma reforma ortográfica não se trata de uma invenção da sociedade moderna, senão uma inovação necessária para a língua, a qual está se modificando constantemente. Portanto nos cabe, aos falantes, amantes e estudiosos desse maravilhoso idioma estar sempre por dentro das modificações para falarmos, lermos e escrevermos com propriedade”, explica a tutora do Portal Educação, Gisele Ottoni Tamez da Costa.

ImprimirImprimir esta notícia | IndiqueIndicar esta notícia

Notícias relacionadas

voltar

ComenteComente esta notícia

Você precisa estar logado para comentar esta notícia.

Efetue seu login

Ou cadastre-se

Comentários da notícia

Por em 31/12/1969 21:00