Pesquisador ajuda a descrever síndrome do desconforto respiratório: Trabalho será publicado em capítulo de livro internacional sobre o assunto

04/04/2012 17:14 por Esteta Beleza e Arte em Noticias e lida 1269 vezes

José Roberto Fioretto, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, Câmpus de Botucatu, foi convidado pela editora Bentham Science Publishers para ser o editor responsável de um ebook sobre Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (Acute Respiratory Distress Syndrome), sua principal linha de pesquisa, na qual tem várias publicações internacionais. O livro terá 12 capítulos, que serão escritos por profissionais da área de medicina intensiva, estudiosos do tema.

Considerada a forma mais grave de insuficiência respiratória aguda, a Síndrome pode ser causada por pneumonia, contusão pulmonar, aspiração, choque séptico, politraumatismo e múltiplas transfusões de derivados do sangue. Sem uma forma de prevenção ainda estabelecida, a doença se caracteriza pela dificuldade dos alvéolos fazerem as trocas gasosas de gás carbônico pelo oxigênio nos pulmões. O paciente pode, então, morrer por insuficiência respiratória, sobretudo no caso de crianças.

“Há mais de uma década me dedico a pesquisar a Síndrome do Desconforto Respiratório e tenho publicado em periódicos internacionais”, conta o professor, que diz ter ficado honrado com a indicação para editar o livro, que deve ficar pronto ainda este ano, com a participação de outros autores, inclusive brasileiros.

Entre os convidados, destacam-se os professores Alexandre Rotta (Pennsylvania University), Rodrigo Mejia (MD Anderson - Texas University) e John Arnold (Children´s Hospital de Boston-USA,). Todo o livro é escrito em Inglês e depois de pronto poderá ser acessado pela internet.

Portal Unesp

Clique para imprimir esta notícia.

voltar